Essas perguntas foram feitas por Stephani Echalar jornalista.
O que te levou a buscar um trabalho a bordo?
Mais experiência
profissional, pois sou formada em Hotelaria e um Navio de Cruzeiros nada mais é
que um grande hotel flutuante.
Quando e em qual companhia você trabalhou?
Trabalhei 7
longos meses em 2009 pela companhia Costa no navio Costa Romântica.
Como foi a sua experiência a bordo?
Foi
sensacional literalmente! Senti todas as sensações de uma viagem e de trabalho
na flor da pele! O trabalho é muito puxado, longas horas de trabalho, sem
nenhum dia de folga durante todo o período, os chefes italianos não eram nada simpáticos
ou agradáveis, os tripulantes em geral trabalham sobre muita pressão o que gera
um stress intenso, porém as amizades são eternas e muito fortes, como não há família
perto seus amigos mais próximos tornam-se seus irmãos em pouquíssimo tempo. Os
amigos que tenho estão espalhados pelo mundo e não tiro eles do meu coração por
nada! Sempre estavam ali para um pronto abraço e para alegrar os dias árduos de
trabalho.
O que é necessário em uma pessoa para ela trabalhar
em um navio de cruzeiros?
Teoricamente
é necessário que tenha 2 anos de experiência na área que se pretende trabalhar
no navio e falar inglês. Mas o que levou as companhias a contratar mão-de-obra
brasileira foi uma lei onde se obriga a ter brasileiros trabalhando a bordo dos
navios que exploram a nossa costa. Eu acredito que o país não tem pessoas
suficientes que atendam esses requisitos e que também quem os tem talvez não seja
tão corajoso para encarar um trabalho desses.
Qual o primeiro passo para conseguir o trabalho?
Enviar seu currículo
para as agências que recrutam para cruzeiros no Brasil. No meu blog têm todas
as agencias brasileiros com telefone e endereço, basta clicar em agências.
Para qual dos tipos é mais fácil se adaptar à
experiência, uma pessoa interessada na viagem ou uma pessoa interessada no
dinheiro/trabalho?
Sem dúvida a
pessoa interessada no dinheiro e são por essas pessoas que as agências buscam,
devido ao trabalho puxado há muita desistência o que não é interessante para as
companhias.
Como é a vida a bordo? É muito difícil?
Sim! Muitas
regras, não pode isso, não pode aquilo, não pode um monte de coisas que você
nem imagina, e se não seguir as regras você ganha advertências e é mandado
embora facilmente dependendo da advertência. Algumas vezes o conflito de
culturas dificulta a convivência no navio. Eles exigem qualidade e agilidade no
serviço, você é sempre cobrado quanto a isso, sem desculpas, sem choros, sem
jeitinho brasileiro...
O que uma pessoa que tem interesse nesse tipo de
experiência, mas nunca trabalhou na área deve fazer?
Começar a
trabalhar na função que se pretende trabalhar no navio em restaurantes ou
hotéis, vai ajudar muito na prática quando você estiver a bordo, e fazer
academia, ou outro exercício que goste para exercitar o corpo! Para se sentir
mais disposto e agüentar a correria do navio. Mas não são todas as pessoas que tem condições
para fazer isso tudo, então eu aconselho não saia do seu emprego enquanto não tiver
a carta de embarque em mãos, pois a data de embarque pode ser modificada. Mesmo
que você não tem experiência na área envie seu currículo e continue enviando
toda semana.
O que é o Sea’s Men Book?
O correto é
seamen’s book. É como se fosse uma carteira de trabalho de tripulantes, é necessário
se você quiser aposentadoria no Brasil para conseguir comprovar que trabalhou
como tripulante, pois quando se trabalha num navio não se assina carteira
profissional. É um documento que comprova os navios pelo qual trabalhou e o
período.
O que as pessoas interessadas devem esperar dessa
experiência?
Devem
esperar muito trabalho, muito cansaço, muito stress, conhecer diferentes
culturas e que nem tudo o que você ouve por ai sobre o exterior é tudo tão belo
e organizado como dizem, e que toda essa vivencia vai te transformar para
sempre, nunca mais pensará da mesma forma, dará valor a pequenas coisas, será
uma pessoa muito resolvida e feliz!
É possível conhecer os lugares?
Sim, é possível
se você for rápido além de muita força de vontade!
Em geral você
terá no máximo 4 horas livres para conhecer os portos, e ainda ter tempo para
vestir o uniforme quando voltar ao navio, e já ter se alimentado para mais uma
jornada de trabalho.
Como são os trabalhos?
Cada área do
navio tem seus colaboradores com suas funções bem dividas, com escala de
trabalho e o que cada um será responsável naquele dia. É difícil dizer qual
trabalho dentro do navio é mais leve, todos sem exceção trabalham cerca de 10
horas por dia e se não há o cansaço físico, há o cansaço mental, lidar com
pessoas; passageiros e tripulantes estressados não é nada fácil.
O retorno financeiro é bom?
É relativo
dizer sobre o retorno financeiro, cada um tem um padrão de vida, um conceito de
felicidade quanto ao que o dinheiro pode te proporcionar, acho que cada um deve
analisar se o que o navio proporciona a você valeria a pena. O salário varia
com a sua função dentro do navio e do seu desempenho, pois alguns deles ganham comissão
sobre as vendas. Mas não é fácil atingir as metas para ganhar a comissão.
Como funcionam as folgas e as paradas do navio?
Algumas
companhias de navios e quero deixar claro que algumas, são muito poucas as que
dão folga e mesmo assim as folgas são de acordo com os cruzeiros, se há
cruzeiros que duram 15 dias, você terá apenas 1 dia de folga nesse cruzeiro, ou
seja 1 folga em 15 dias.
Se o navio
estiver parado no porto e você não esta escalado para trabalhar, você pode
descer. Mas há outras coisas mais no navio que te impedem descer aproveitar o
porto quando você não esta trabalhando. Uma reunião do seu departamento, o treinamento
de segurança do navio (boat drill) ou se você estiver de port mannig, através de uma escala os tripulantes são selecionados
para permanecer no navio quando o navio está parado no porto, para caso
aconteça uma emergência no navio, existam pessoas para orientar o que se deve
fazer.
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