24 anos - brasileira - solteira - não fumante
Graduação: Hotelaria SENAC Campos do Jordão 2005
Pos Graduação: Hospitality Management Rosen College - UCF 2008
Línguas: Inglês e espanhol fluente
2009 Janeiro à Agosto: Costa Cruzeiros – cocktail waitress
2008 Agosto à Outubro: Emiliano Hotel, Recepcionista do SPA
2007 Outubro à Maio 2008: Walt Disney World Resort, trainee housekeeping no hotel All Star Music Resort.
2006 Março à Outubro: Pousada Calil, Gerente Geral
2006 Janeiro à Fevereiro: Trabalho voluntário “Santa Casa de Misericórdia de Guararema”
2005 Estágio: restaurante Mirante do Paraíba nos setores sala e bar
2004 Estágio: Vale do Sonho Hotel lazer e Eventos no setor de hospedagem
2004 Prática Profissional Grande Hotel Escola SENAC Campos do Jordão, 40 dias por todos os setores do Hotel.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Meu Currículo
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Diferenças: Crew, Staff, Officer
Antes de embarcar é bom saber a diferença, para depois não dizer que ninguém avisou!
Crew são os “peões” que servem, limpam ,arrumam, cozinham, que fazem o service “braçal”, mas que no entanto ganham gorjetas ;
· Bar tender, (quem faz o drinks)
· Bar waiter, (garcon do bar)
· Bar boy, (limpa, repõe o estoque, da uma ajudinha no bar)
· Waiter, (garcon do restaurante)
· Assitent waiter, ( assitente do garcon)
· Pool boy, (limpa a area da piscine outras coisas mais)
· Cleaner, (limpa as areas socias)
· Housekeeping, (camareira)
· Cook ( cozinheiros 1º2º3º e outros...)
· Buttler (mordomo)
· Room service (leva lanches no quarto)
· Sailor (marinheiro)
Crew não tem “regalias”, não podem freqüentar o ambiente do passageiro a não ser quando estiverem trabalhando, as refeições são feitas no crew mass (refeitório dos tripulantes) onde a comida predominante é a asiática (veja sobre CREW MASS)
Staff
Esse pessoal já tem mais “regalias”, porém não quer dizer que trabalham menos ou que o salário seja superior, às vezes muito pelo contrário. E não é permitido ganhar gorjetas. Eles têm refeições em restaurantes diferenciados (Staff mass) tem uma cabine melhor e uma pessoa pra arrumar a cabine deles e podem freqüentar as áreas dos passageiros.
· Gift Shop (atendentes das lojas)
· Fotógrafo
· Recepção
· Excursões
· Managers (gerentes)
· Maitre
· Chefe de Cozinha
· Nurse (enfermeira)
· Músicos
· Bailarinos
· Security (seguranças)
· SPA (quem trabalha no SPA)
· Cabelereiro
· Personal Trainer
· E pessoas que trabalham com a parte burocrática do navio.
Officers
São os engenheiros como o hidráulico, elétrico, rádio... E os chefes de departamento, como segurança, meio ambiente, diretor do hotel...
Eles se vestem de branco e têm símbolos hierárquicos representados por stripes (faixas que ficam no ombro). Eles têm superioridade hierárquica e muitas “regalias”. Restaurante a la carte, cabine individual com serviço de quarto diário, podem desfrutar da área de passageiro e outras muitas coisas...
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Quanto tempo até o embarque?
Seu embarque pode ser em 15 dias e você sairá correndo para fazer o curso STCW, tirar passaporte, fazer exames médicos e tudo mais, e você não vai ter tempo nem de respirar!
Mas...Também pode demorar 1 mês, 2 meses, 3 meses... 6 meses... 7 meses...
Depende da agência que te recrutou e da companhia de cruzeiros e do quanto elas são organizadas, do número de vagas para a função que você se candidatou e se é uma função concorrida. Além disso, ocorre imprevistos como uma pessoa desistir do contrato e você tem que embarcar mais cedo ou algo que faça sua data de embarque ser cancelada, como aconteceu com a minha.
Veja mais em minha experiência; “A espera da data de embarque”
terça-feira, 13 de abril de 2010
Enjôo
Eu estava indignada de como poderia haver tanta coisa no meu estômago se eu mal havia conseguido comer aquela comida ruim, e como tudo aquilo ainda estava no meu estômago por tantas horas! Eu havia comido às 6 da tarde e comecei a passar mal mais ou menos às 10 da noite. O bar que eu estava trabalhando era na popa (ou seja, na “bunda” do navio). As extremidades do navio balançam mais. E segundo as pessoas que estavam há alguns meses neste no navio, o dia que balançou mais do que naquele momento, foi quando o navio passou perto de um tornada!!! O navio balançava muito e justo no meu primeiro dia de trabalho, balançava tanto que as pessoas chegavam a parar de andar para não cair, e quando elas começavam a andar novamente, andavam junto com o balanço do navio, era engraçado todas andavam juntas para a direita depois todos para a esquerda, o navio todo acompanhava a dança! Quando eu cruzava com os passageiros, alguns faziam piadinhas gesticulando para eu parar de caminhar e me dizendo que eu havia bebido! O salão começou a ficar terrivelmente lotado e balançando horrores eu tentava levar as bebidas, mas tinha que segurar os copos para que não virassem e andar de vagar e ir parando para não derrubar, era inevitável pisar nos pés dos passageiros que não colaboravam, dando uma “licencinha”, alguns deles ficaram muito bravos.
Todos os outros garçons também reclamavam que o navio estava balançando de mais. Eu já havia ido tantas vezes ao banheiro que resolvi ficar por lá. O enjôo não passava, algumas garçonetes me disseram para pedir para os “homens de branco” o gerente ou assistente do bar pra me dispensar, mas eu não tinha a menor coragem depois daquela “recepção tão calorosa”. O que eu ouviria? os managers (gerentes) do bar apareciam por lá em tempos em tempos, o assistente hondurenho vendo que eu corria pro banheiro desesperadamente com uma cara péssima me dispensou, fui pra cabine mais que de pressa e dormi!