segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia do Embarque

Eu embarquei dia 21 no Rio de Janeiro, a companhia Costa pagou minha passagem (São Paulo x Rio de Janeiro)



Do aeroporto ao agente do Porto
Quando cheguei ao aeroporto do RJ levou um tempo pra eu encontrar o agente do porto (pessoa que leva tripulantes até o navio) quando eu o achei, estava um Filipino esperando, conversei com ele, ele ate se comunicava bem em inglês mas nunca esteve no exterior me disse que trabalharia como dish wash (lavador de panelas) e que seu vôo teve escalas, mais de 12 horas de vôo e que não havia comido nada, não tinha moeda brasileira para comprar um lanche, eu bem que tentei arrastá-lo para comprar alguma coisa mas ele não quis de maneira alguma. Ficamos esperando mais 2 meninas.

No porto
Chegando ao porto foi difícil de carregar as nossas imensas malas. Eu me lembro de ter preenchido um documento no salão de embarque, passamos as malas no raio-x do porto. Na gangway (porta de entrada do navio) avisamos os seguranças que éramos crew members (tripulantes) e esperamos pelo crew person (responsável pela tripulação, o que seria o RH do navio), passamos nossas malas pelo raio-x desta vez do navio.

Segurança e raio-x
Foi quando “o filho da mãe do segurança” implicou somente com a minha chapinha na mala (grrrr...) enquanto que as meninas também tinham (eu sabia que não é permitido porque objetos com calor podem causar incêndios), o segurança repetiu somente para eu retirar a chapinha da mala. Fingi não entender... As meninas disfarçaram e disseram em português que não tirariam as delas da mala, eu tentei disfarçar mas o segurança não esqueceu da minha cara (ou dos meu olhos verdes) e fez eu tirar a chapinha da mala. (particularmente paguei uma fortuna quando trouxe dos USA, PQP!!!!!) Ele disse que no final do contrato eu reaveria a chapinha, mas eles não anotaram meu nome nem deram um papel descrevendo a chapinha. “Enchi tanto o saco” do segurança que ele me devolveu a chapinha um dia antes dele terminar o contrato!!!!!

O navio na área de crew (tripulantes) era todo branco não tem placas indicando os lugares como na área de passageiro. Tudo parece ser tudo igual, você não sabe se esta na popa ou na proa.

Documentação
Esperamos por uma enfermeira que conferiu os documentos médicos, ela fez mais algumas perguntas e assinamos mais alguns documentos, depois fomos no crew person para pegar a chave da cabine e nos mostrar onde era. Depois fomos até a bridge (ponte de comando) pra tirar copias dos documentos que ficam com a companhia; certificado do curso da Costa, certificado original do STCW, ficha médica da companhia, exames médicos, contrato, passaporte, antecedentes criminais
Eu esqueci o certificado do curso da Costa, os Officers resmungaram coisas em italiano que eu ainda não entendia, e me perguntaram umas duas vezes sobre o certificado, e ficou por isso mesmo (kkkkkkkkkkkkkk). Tempos depois, descobri que embarcaram pessoas que não fizeram o treinamento porque não havia tempo hábil até a data de embarque.

Uniforme
Estávamos com fome, pois ainda não havíamos almoçado, fomos pegar o uniforme, havia filas imensas, muitas pessoas também estavam embarcando. Nós esperamos muito tempo para finalmente pegar o uniforme, e o responsável pela entrega do uniforme era um hondurenho que ouvia uma musica latina no ultimo volume, era inacreditável! Todos os tripulantes comentavam e riamos entre nós. Eu recebi um monte de uniformes; 2 camisetas escrito bar Server, 2 camisas brancas de maga cumprida, 2 coletes amarelos e 2 azuis, 2 saias pretas, 2 bermudas azul marinho, 1 blusa azul Royal de lã, 2 camisas brancas com frisos de manga cumprida e não tinha sapato do meu numero. Eu não sabia qual era pra usar e o que vestia com o que?

Enxoval
Quando fomos pegar as toalhas e as roupas de cama, adivinhe! Estava fechado! Sim fechou! Porque gastamos muito tempo para pegar o uniforme. E azar o seu que é marinheiro de 1ª viagem. Disseram que abriria novamente à tarde quando nós estivéssemos trabalhando. (isso é uma coisa absolutamente normal que acontece no navio ao menos na Costa). Além disso, a entrega de enxoval só é aberta em um porto de cada cruzeiro.

Ainda nao acabou!!! prepare-se para: "A hora de se apresentar para trabalhar"

Nenhum comentário: